Os empreendedores geralmente passam a maior parte do seu dia sentados numa cadeira (dependendo da área de atuação), e frequentemente em frente a um monitor. Comparando com um trabalho full time numa empresa onde é necessário ir a uma reunião, conversar com um amigo, caminhar para almoçar, etc. Ao contrario se trabalhar em casa terá uma tendência para o sedentarismo e manter-se praticamente imóvel durante maior parte do dia.

Se o seu corpo começar a dar sintomas de que necessita mover-se (dores de costas, rigidez no pescoço, articulações a ranger) então o melhor será fazer um passeio ou uma breve caminhada para não prejudicar a sua saúde.
Vamos deixar algumas dicas, ideias de exercícios, para se manter o mais saudável possível.

Olhos

Para que mantenha os seus olhos húmidos o suficiente e não os prejudicar com tanto tempo em frente a um computador, faça o exercício de os fechar durante 30 segundos a cada 30 minutos. De seguida, sem mexer o seu pescoço, olhe para a direita, esquerda, cima e baixo, deverá fazer este exercício pelo menos 3 vezes em cada paragem.

Pescoço

Depois de manter o seu pescoço na mesma posição várias horas por dia, é natural que sinta uma ligeira rigidez. Para tratar dessa mesma rigidez deverá fazer vários exercícios:

– Dobre a sua cabeça contra o seu peito até sentir a parte posterior do pescoço alongada, mantenha assim a sua cabeça e volte a posição inicial.
– Faça a movimentação contrária, ou seja, mova a sua cabeça para trás de modo a ficar a olhar para o seu teto. Aguente alguns segundos assim e volte a posição inicial.
– Gire a sua cabeça alternadamente para a direita e para a esquerda, aguentando alguns segundos voltando de seguida à posição inicial.

Em caso de dor não deverá forçar pois poderá ter um tendão mal colocado ou mesmo deslocado. Caso a dor se prolongue, procure um massagista ou médico.

Ombros

Os ombros são muito simples de exercitar já que poucos exercícios se aplicam exclusivamente aos mesmos. Faça pausas de hora a hora para se esticar, aproveite para esticar as pernas e aproveite e estique os seus braços o máximo que puder, dando assim movimentação aos tendões perto dos ombros. Poderá ainda fazer movimentos circulatórios com os ombros, para a frente e de seguida para trás.

Costas

As costas são talvez a zona onde sente mais dores, principalmente se passa muito tempo sentado numa cadeira que por sinal não é a mais adequada. Por isso vamos deixar aqui dicas para combater essa dor.

– Coloque os pés no chão na direcção dos ombros, junte o seu tronco e os seus braços às suas coxas mantendo-as esticadas. Estique as suas mãos de forma a que estas cheguem ao chão, aguente nessa posição por uns 10 segundos, volte ao normal e repita o movimento pelo menos 5 vezes.

– Mantendo os seus pés imóveis no chão e as suas costas o mais rectas possível, gire o seu corpo acompanhado pelos seus braços para o lado esquerdo e direito, como se estivesse a olhar por cima do ombro. Faça o mesmo movimento alternando para a direita e para a esquerda e repita o movimento 5 vezes para cada lado.

Mãos e Braços

Para aqueles que trabalham directamente no computador, as mãos, os dedos e os pulsos estão quase sempre nas mesmas posições o que poderá ser muito prejudicial e trazer problemas no futuro extremamente graves.

Para alongar os dedos deverá manter a sua mão esticada e com a outra mão estender os dedos para trás, um por um, de seguida junte todos os dedos e faça o mesmo exercício.

Para alongar os braços poderá fazer a posição que ficou celebre no Titanic, ou seja, esticar os seus braços para os lados o máximo que poder, poderá fazer ainda o balanço baixando o seu tronco e levantando ficando na posição inicial.

Pernas

Para que as suas pernas não fiquem inchadas, nem ganhem derrames é necessário que sejam movimentadas regularmente. Faça pausas e faça pequenas caminhadas para movimentar articulações, músculos e tendões. Poderá ainda, quando sentado, esticar uma perna de cada vez, mantendo-a esticada e movendo o tornozelo para trás até sentir dos os músculos a alongar.

Estas são apenas pequenas dicas para se manter saudável através de pequenos exercícios que poderá fazer no seu local de trabalho, no entanto se as suas dores forem extremas é aconselhável que se desloque ao seu médico e peça um check-up para ver a situação dos seus ossos, músculos e tendões.

Author admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *